Classe Hospitalar do Espaço Acolher conta agora com o atendimento fonoaudiológico da profissional da SEDUC. Leia seu depoimento abaixo:
Fga. Milena Freitas
CRFa. 15168 – SP/ T- PA
Especialista em Linguagem - Psiquiatria (USP)
Mestranda em Neurociências e Biologia Celular (UFPA)Relato de Experiência da atuação fonoaudiológica nas Classes Hospitalares:
A atuação do fonoaudiólogo na Classe
Hospitalar dá-se de forma um pouco diferente da atuação em uma escola regular,
visto que as crianças que estão em acompanhamento na Classe Hospitalar já
apresentam alterações, estão internadas ou impossibilitadas de frequentar a
escola devido a grande quantidade de tratamentos ambulatoriais
necessários para a recuperação e/ ou reabilitação. No entanto, o foco da
atuação está voltado aos elementos básicos da escola que são: alunos,
professores e pais.
Cada criança que inicia
acompanhamento na Classe Hospitalar passa por triagem fonoaudiológica quanto
aos aspectos de:
·
Sociabilidade
/ interação
·
Sistema
Sensório Motor Oral (órgãos fonoarticulatórios)
·
Funções
neurovegetativas (respiração, mastigação, deglutição)
·
Voz:
qualidade vocal, intensidade vocal (fraca/ forte)
· Audição:
habilidades auditivas (atenção seletiva, detecção do som, sensação sonora,
discriminação auditiva, localização, reconhecimento, compreensão e memória)
·
Linguagem
oral: expressão oral
·
Linguagem
escrita: cópia, ditado, leitura, narrativa, interpretação, regras sintáticas e
morfológicas, percepção e produção dos sons para formar as palavras.
·
Cognição
·
Comportamentos
A triagem tem por objetivo
detectar as dificuldades de cada criança e criar o perfil individual de cada
aluno em relação ao estágio de desenvolvimento (cognitivo, de linguagem oral e
escrita).
A partir das triagens e dos
levantamentos e relatos realizados pelos professores é possível realizar o
plano de atendimento para cada aluno, orientações aos pais e encaminhamentos
necessários.
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