CLASSE HOSPITALAR: NO CAMINHO CERTO PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
A proposta da inclusão propõe, além
de uma educação de qualidade para todos, mudanças atitudinais da sociedade, no
que se refere à discriminação em relação aos alunos com necessidades educativas
especiais.
E de acordo com a Declaração de
Salamanca (1994), o conceito de necessidades educacionais especiais inclui
todas as crianças que não estejam conseguindo se beneficiar com a escola seja
por que motivo for, assim, passou a incluir, além das crianças com deficiências,
aquelas que estejam experimentando dificuldades temporárias ou permanentes.
Na perspectiva de uma educação
inclusiva, atendendo essa diversidade dos alunos, a criação do atendimento
educacional em ambientes hospitalares e domiciliares é fruto do reconhecimento
de que, independente do tipo e período de internamento, esses alunos têm
direito à educação.
A classe hospitalar contribui na qualidade de vida do paciente/aluno
durante o tempo de internação. Proporciona momentos de alegria, recuperando seu
entusiasmo, socializando e fazendo com que ele volte a sentir vontade de viver.
E isso é inclusão! E este é o trabalho realizado por essa equipe de professores
da Rede Estadual.
Kmilla Vallinoto
Fonoaudióloga CRFA 6625-PA
Especialização em Educação Especial sob enfoque da Inclusão
Especialização na área da Linguagem
Mestrado Comunicação, Linguagem e Cultura
Professora Substituta da UEPA
Coordenadora - Coordenadoria da Educação Especial do Pará - COEES/SAEN/ SEDUC
Fonoaudióloga CRFA 6625-PA
Especialização em Educação Especial sob enfoque da Inclusão
Especialização na área da Linguagem
Mestrado Comunicação, Linguagem e Cultura
Professora Substituta da UEPA
Coordenadora - Coordenadoria da Educação Especial do Pará - COEES/SAEN/ SEDUC
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