quinta-feira, 23 de março de 2017

CLASSE HOSPITALAR ESPAÇO ACOLHER
CIÊNCIAS SOCIAIS
PROFESSORA MICHELINE BANHOS
ALUNO HENRIQUE 
3º ANO
SEQUÊNCIA DIDÁTICA

1- Área do conhecimento
Ciências Sociais

2- Tema
A importância da preservação do ecossistema da floresta a partir da  leitura do livro Dona Chica, a protetora da floresta Amazônica

3- Público alvo
Aluno do 3º ano do ensino fundamental

4- Conteúdos curriculares
- Como é o ecossistema da floresta Amazônia?
- Porquê preservar a floresta?
- A destruição da floresta

5- Objetivos

5.1- Objetivo geral
- Trabalhar com o aluno os conceitos de ecossistema existente na floresta para melhor preservá-la, a partir da leitura da história da Dona Chica.
5.2- Objetivos específicos
- Identificar através da leitura do livro os seres vivos que vivem na floresta.
- Compreender os problemas que ocorrem quando a floresta não é preservada.
- Aprender como devemos cuidar da floresta.

6- Tempo estimado
2 aulas

7- Material didático
- Livro Dona Chica, a protetora da floresta Amazônica de Zeneida Lima

8- Desenvolvimento
1ª etapa
Leitura e conversa sobre o livro Dona Chica que fala sobre a preservação da floresta Amazônica, a importância de manter a floresta viva, o habitat dos animais, a queima e derrubada da floresta e suas consequências.






2ª etapa
Representação em desenho das ideias discutidas na leitura



FLORESTA VIVA


FLORESTA MORTA




3ª etapa
Produção de texto pelo aluno sobre a temática discutida no livro Dona Chica

TEXTO SOBRE O QUE DEVEMOS FAZER PARA PROTEGER A FLORESTA AMAZÔNICA

Tem arvores, tem bichos, tem rios, tem lagoas, tem macacos, tem onça, tem jacaré, passarinho, tem caçadores, tem mico leão, tem jacaré, tem que ter lagarto, tem peixes nas lagoas e nos rios.
Tem o povo da floresta amazônica: tem índios, ribeirinhos, caboclo, os agricultores.
Devemos preservar a floresta não cortar as árvores, não queimar a floresta, não caçar os animais, não poluir os rios.
Devemos preservar a floresta para que os bichos cresçam na natureza e o povo da floresta não matem os animais para que a gente tenha responsabilidade com a Amazônia, assim como fez Dona Chica no livro.



9- Avaliação
Foram avaliadas a interpretação e a produção de texto sobre os seres vivos que fazem parte da floresta Amazônica e a representação em desenho da concepção de floresta morta e floresta viva a partir da leitura do livro Dona Chica e o conceito de preservação que foi criado pelo aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário