quarta-feira, 12 de abril de 2017

Sequência didática para a Feira do Livro 2017


Resultado de imagem para adalcinda camarão


BOM DIA, BELÉM

Há muito que aqui no meu peito

Murmuram saudades azuis do teu céu

Respingos de ausência me acordam

Luando telhados que a chuva cantou

O que é que tens feito

Que estás tão faceira

Mais jovem que os jovens irmãos que deixei

Mais sábia que toda a ciência da terra

Mais terra, mais dona do amor que te dei

Onde anda meu povo, meu rio, meu peixe

Meu sol, minha rêde, meu tamba-tajá

A sesta o sossego da tarde descalça

O sono suado do amor que se dá

E o orvalho invisível na flôr se embrulhando

Com medo das asas do galo cantando

Um novo dia vai anunciando

Cantando e varando silêncios de lar

Me abraça apertado, que eu venho chegando

Sem sol e sem lua, sem rima e sem mar

Coberta de neve, lavada no pranto

Dos ventos que engolem cidades no ar

Procuro o meu barco de vela azulada

Que foi de panada sumindo sem dó

Procuro a lembrança da infância na grama

Dos campos tranquilos do meu Marajó

Belém minha terra, minha casa, meu chão

Meu sol de janeiro a janeiro a suar

Me beija, me abraça que quero matar

A doída saudade que quer me acabar

Sem círio da virgem, sem cheiro cheiroso

Sem a "chuva das duas " que não pode faltar

Cochilo saudades na noite abanando

Teu leque de estrelas, Belém do Pará!

“ DOS CAMPOS TRANQUILOS DO MEU MARAJÓ A BELEM, MINHA TERRA, MEU RIO , MEU CHÃO. “ : A PAISAGEM AMAZÔNICA NO POEMA DE ADALCINDA CAMARÃO

PROFESSORA: RITA DE CÁSSIA REIS ROSA FIGUEIREDO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: TRABALHANDO COM POEMA MUSICADO /CANÇÃO

1- ÁREA DO CURRÍCULO: LINGUAGEM

2-COMPONENTE CURRICULAR- Língua portuguesa, Literatura e Arte.

DIREITO DE APRENDIZAGEM: Trabalhar com as alunas da Classe Hospitalar do Espaço Acolher o poema musicado de Adalcinda Camarão.

EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM: Adquirir o interesse pela leitura e escrita do gênero Poema musicado. Praticar a retextualização; Desenvolver o senso crítico em relação ao gênero estudado; Desenvolver o raciocínio, a sensibilidade rítmica e auditiva do aluno, tornando-o mais receptivo a outras áreas do saber e mais sociável na interação com o ser humano; Perceber a presença da intextualidade em nosso cotidiano amazônico; Desenvolver tarefas que propiciem momentos intercalados de apreciação de diversas obras, produção musical, leitura de textos, escrita de relatos e confecção de desenhos; Reutilizar tecidos com a técnica do pirógrafo; Confeccionar um painel com a arte da gravura em tecidos, partindo dos retextualização da canção/poema.

5.CONTEÚDOS:

Gênero Textual, Língua oral, escrita, análise de poemas, análise linguística,

Inferência, organização dos discursos, produção de artesanato.

6-TEMPO ESTIMADO:

08 aulas de 50 minutos

7- MATERIAL DIDÁTICO

Utilização do poema/canção Bom dia, Belém;

Utilização de vídeo;

Pirógrafo;

Tecidos reaproveitados;

Tesoura;

Cola cascorex;

Tábua de vidro;

Máscara.

8- JUSTIFICATIVA:

A sequência didática POEMA MUSICADO foi pensada para ser desenvolvida

na CLASSE HOSPITALAR DO ESPAÇO ACOLHER com as alunas vítimas de

escalpelamento e posteriormente, ser apresentada na FEIRA DO

LIVRO ............

8-DESENVOLVIMENTO:

ETAPAS:

1a ETAPA:

Assistir o vídeo da canção BOM DIA, BELÉM de Adalcinda Camarão para em

seguida desenvolver as atividades com as alunas.

Entregar a letra do poema musicado;

Fazer inferências partindo do poema musicado;

2a ETAPA:

Solicitar as alunas que anotem as características interessantes;

Trabalhar, exemplificando, a versificação, rima, verso, soneto, ritmo, refrão

entre outros;

Discutir com as alunas sobre a música, a partir das seguintes questões: Se as

letras são longas ou curtas? Expressam algum sentimento, contam alguma

história?

3a ETAPA:

Estudar as normas gramaticais direcionadas para cada ciclo de estudo.

Resolver as questões discursivas.

4a ETAPA:

Explorar bem a oralidade e imaginação das alunas, depois iniciar atividades

escritas (produções textuais de poemas musicados).

5a ETAPA:

Pedir para as alunas produções de textos não verbais partindo da

retextualização do poema musicado estudado;

6a ETAPA:

Apresentar a técnica da gravura em tecido e a importância da reciclagem dos

tecidos para a preservação do meio ambiente;

7a ETAPA:

Confeccionar um mural com imagens produzidas pela alunas, partindo das

retextualização do poema musicado.

8a ETAPA:

Apresentação do trabalho desenvolvido na FERA DO LIVRO e em outros










Um comentário:

  1. Parabéns!!! Apenas dois blogs encontrei com a letra original da Adalcinda.
    AS FRASES: "Com medo das asas do galo cantando" e "a doída saudade ... sao trocadas nas interpretações de fafá, Lucinha...

    ResponderExcluir