ANAIS 7º ENCONTRO NACIONAL DE ATENDIMENTO ESCOLAR HOSPITALAR
quarta-feira, 12 de abril de 2017
Sequência didática para a Feira do Livro 2017
BOM DIA, BELÉM
Há muito que aqui no meu peito
Murmuram saudades azuis do teu céu
Respingos de ausência me acordam
Luando telhados que a chuva cantou
O que é que tens feito
Que estás tão faceira
Mais jovem que os jovens irmãos que deixei
Mais sábia que toda a ciência da terra
Mais terra, mais dona do amor que te dei
Onde anda meu povo, meu rio, meu peixe
Meu sol, minha rêde, meu tamba-tajá
A sesta o sossego da tarde descalça
O sono suado do amor que se dá
E o orvalho invisível na flôr se embrulhando
Com medo das asas do galo cantando
Um novo dia vai anunciando
Cantando e varando silêncios de lar
Me abraça apertado, que eu venho chegando
Sem sol e sem lua, sem rima e sem mar
Coberta de neve, lavada no pranto
Dos ventos que engolem cidades no ar
Procuro o meu barco de vela azulada
Que foi de panada sumindo sem dó
Procuro a lembrança da infância na grama
Dos campos tranquilos do meu Marajó
Belém minha terra, minha casa, meu chão
Meu sol de janeiro a janeiro a suar
Me beija, me abraça que quero matar
A doída saudade que quer me acabar
Sem círio da virgem, sem cheiro cheiroso
Sem a "chuva das duas " que não pode faltar
Cochilo saudades na noite abanando
Teu leque de estrelas, Belém do Pará!
“ DOS CAMPOS TRANQUILOS DO MEU MARAJÓ A BELEM, MINHA TERRA, MEU RIO , MEU CHÃO. “ : A PAISAGEM AMAZÔNICA NO POEMA DE ADALCINDA CAMARÃO
PROFESSORA: RITA DE CÁSSIA REIS ROSA FIGUEIREDO
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: TRABALHANDO COM POEMA MUSICADO /CANÇÃO
1- ÁREA DO CURRÍCULO: LINGUAGEM
2-COMPONENTE CURRICULAR- Língua portuguesa, Literatura e Arte.
DIREITO DE APRENDIZAGEM: Trabalhar com as alunas da Classe Hospitalar do Espaço Acolher o poema musicado de Adalcinda Camarão.
EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM: Adquirir o interesse pela leitura e escrita do gênero Poema musicado. Praticar a retextualização; Desenvolver o senso crítico em relação ao gênero estudado; Desenvolver o raciocínio, a sensibilidade rítmica e auditiva do aluno, tornando-o mais receptivo a outras áreas do saber e mais sociável na interação com o ser humano; Perceber a presença da intextualidade em nosso cotidiano amazônico; Desenvolver tarefas que propiciem momentos intercalados de apreciação de diversas obras, produção musical, leitura de textos, escrita de relatos e confecção de desenhos; Reutilizar tecidos com a técnica do pirógrafo; Confeccionar um painel com a arte da gravura em tecidos, partindo dos retextualização da canção/poema.
5.CONTEÚDOS:
Gênero Textual, Língua oral, escrita, análise de poemas, análise linguística,
Inferência, organização dos discursos, produção de artesanato.
6-TEMPO ESTIMADO:
08 aulas de 50 minutos
7- MATERIAL DIDÁTICO
Utilização do poema/canção Bom dia, Belém;
Utilização de vídeo;
Pirógrafo;
Tecidos reaproveitados;
Tesoura;
Cola cascorex;
Tábua de vidro;
Máscara.
8- JUSTIFICATIVA:
A sequência didática POEMA MUSICADO foi pensada para ser desenvolvida
na CLASSE HOSPITALAR DO ESPAÇO ACOLHER com as alunas vítimas de
escalpelamento e posteriormente, ser apresentada na FEIRA DO
LIVRO ............
8-DESENVOLVIMENTO:
ETAPAS:
1a ETAPA:
Assistir o vídeo da canção BOM DIA, BELÉM de Adalcinda Camarão para em
seguida desenvolver as atividades com as alunas.
Entregar a letra do poema musicado;
Fazer inferências partindo do poema musicado;
2a ETAPA:
Solicitar as alunas que anotem as características interessantes;
Trabalhar, exemplificando, a versificação, rima, verso, soneto, ritmo, refrão
entre outros;
Discutir com as alunas sobre a música, a partir das seguintes questões: Se as
letras são longas ou curtas? Expressam algum sentimento, contam alguma
história?
3a ETAPA:
Estudar as normas gramaticais direcionadas para cada ciclo de estudo.
Resolver as questões discursivas.
4a ETAPA:
Explorar bem a oralidade e imaginação das alunas, depois iniciar atividades
escritas (produções textuais de poemas musicados).
5a ETAPA:
Pedir para as alunas produções de textos não verbais partindo da
retextualização do poema musicado estudado;
6a ETAPA:
Apresentar a técnica da gravura em tecido e a importância da reciclagem dos
tecidos para a preservação do meio ambiente;
7a ETAPA:
Confeccionar um mural com imagens produzidas pela alunas, partindo das
retextualização do poema musicado.
8a ETAPA:
Apresentação do trabalho desenvolvido na FERA DO LIVRO e em outros
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parabéns!!! Apenas dois blogs encontrei com a letra original da Adalcinda.
ResponderExcluirAS FRASES: "Com medo das asas do galo cantando" e "a doída saudade ... sao trocadas nas interpretações de fafá, Lucinha...