quinta-feira, 16 de março de 2017

INÍCIO DAS ATIVIDADES DO NEP NO ESPAÇO ACOLHER


Data: 15/03/2017
Educanda: Cleidi
Município: Parauapebas


O Núcleo de Educação Popular Paulo Freire-NEP realizou o seu primeiro trabalho educativo, na modalidade EJA, deste ano, no Espaço Acolher, na manhã desta quarta-feira, que contou com a participação da educanda Cleide. A qual, está acompanhando a filha que deu à luz recentemente a um menino, com apenas 5 meses de gestação e que por isso se encontra internado na UTI neonatal da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará.

Realizamos um levantamento socioatropológico, importante instrumento pedagógico adotado pela metodologia de Paulo Freire. A atividade consiste em realizarmos um mapeamento dos temas geradores que permeiam a realidade das educandas e que são responsáveis por permear os planejamentos das aulas ao longo do semestre.


Para a aplicação do levantamento socioatropológico, confeccionamos com a educanda Cleidi um mural composto por imagens que ilustram o seu cotidiano em diferentes âmbitos: social, religioso, econômico; gastronômico e cultural.
Cleidi relatou que apesar de residir, atualmente, no município de Parauapebas, já morou três meses em São Luís-Maranhão. As semelhanças e diferenças entre essas cidades, suscitaram em um frutífero debate sobre os saberes, culturas e vivências experimentados pela aluna.


Para a educanda, o que chama a atenção em Parauapebas é a sua riqueza de minérios que atrai, por isso, grandes empresas como a Vale do Rio Doce, intensa influência na rotina da cidade. Além disso, as estradas são a marca de Parauapebas sendo, logicamente, os automóveis os principais meios de transporte da população. Em contraste, São Luís possui praias e as vendedoras e os vendedores ambulantes movimentam o comércio.  

Apesar das disparidades, as cidades estão interligadas, segundo Cleidi, graças a uma ferrovia que realiza o intercâmbio de pessoas e mercadorias entre Parauapebas e São Luís.

A educanda, além de narrar o seu cotidiano, compartilhou conosco os ensinamentos que recebeu de sua mãe, que nasceu em um roçado e, por isso, passou para os filhos, saberes referentes ao cultivo da mandioca bem como a produção de sua farinha, além de receitas de chás produzidos a partir de plantas medicinais que são capazes de combater inúmeras doenças.

Nesse primeiro encontro, detectamos como seguintes temas geradores: os contrastes entre campo e cidade; relações entre qualidade de vida e meio ambiente e gravidez na adolescência, que em outras aulas, serão dialogados juntamente com os conteúdos escolares.






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