quinta-feira, 2 de março de 2017

SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Professora Micheline Banhos

1- Área do conhecimento:
Ciências Sociais
2- Tema: Espaço vivido
3- Público alvo:
Alunos(as) do 3º e 4º ciclos
4- Conteúdos:
1- Identificação do Espaço de vivência:
.. Espaço natural e transformado;
.. Elementos que compõe esse espaço;
.. As relações que se estabelecem nesse espaço;
.. O Espaço imaginário
5- Objetivos:
5.1- Objetivo Geral
-  Contextualizar o espaço vivido dos alunos(as) a partir de um conceito próprio de vivência de cada um, considerando as relações sociais existentes.
5.2- Objetivos Específicos:
- Discutir e elaborar um conceito de Espaço
- Identificar os diversos espaços de vivência de cada aluno(a).
- Classificar os elementos naturais e humanizados.
- Identificar as relações sociais que ocorrem nesses espaços e que configuram a sua organização.
- Construir um espaço imaginário.
6- Tempo estimado:
4 aulas
7- Material didático necessário:
.. Texto: “Espaço vivido”
.. Recortes de jornais e revistas
.. Computador com acesso à internet
.. Folha de papel A4
.. Lápis, borracha e lápis de cor
8- Desenvolvimento:
1ª etapa:
Leitura do texto “Espaço vivido”

Nossa casa, nosso bairro e o município onde vivemos representam uma dimensão menor do espaço, ou seja, dizem respeito ao nosso lugar, o espaço mais próximo de nós. Sem dúvida, podemos falar do lugar que ocupamos em uma fila ou na sala de aula. Essa é a noção mais comum de lugar, como uma posição qualquer no espaço. Mas, em Geografia, lugar significa algo mais familiar para nós, com ruas, praças, casas, prédios, árvores, morros, rios e outros elementos que conhecemos bem, que estamos acostumados a ver diariamente.
O lugar é onde vivemos o nosso cotidiano: é onde estudamos, trabalhamos, moramos e nos divertimos. É também onde estabelecemos nossas relações com outras pessoas – parentes, amigos, colegas de escola, de trabalho etc. É onde formamos nossos laços afetivos, nossas lembranças e, assim, acabamos criando uma identidade, uma ligação com a própria paisagem do lugar.
Portanto, na Geografia, lugar, além de indicar localização, inclui a paisagem e as relações humanas. Assim como cada pessoa vê a paisagem de maneira diferente, também vive e sente um mesmo lugar de maneira diferente.

Fonte: soescola

2ª etapa:

- Discussão do texto
- Elaboração de um conceito de Espaço pelos(as) alunos(as)
- Identificação dos elementos que formam os espaços vividos de cada aluno(a)

3ª etapa:

- Observação de recortes de jornais e revistas de vários tipos de espaços de vivência, como: a rua, o rio, a escola ribeirinha e urbana, a igreja, a casa, o shopping, etc.

- Identificação nos espaços vividos de cada um(a) aluno(a) os seus elementos naturais e humanizados.
- Descrição das relações sociais que ocorrem nesses espaços.

4ª etapa:

- Construção de um espaço imaginário numa folha A4 usando os elementos naturais e humanizados também imaginários, a partir do que foi discutido em sala de aula.

9- Avaliação

Serão analisados os conceitos criados pelo(a)s aluno(a)s a partir do que foi discutido em sala de aula, a identificação dos elementos formadores do espaço e a compreensão das relações sociais que configuram o espaço de vivência e o imaginário desenhado na folha de papel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário