SEQUÊNCIA
DIDÁTICA
Professora
Micheline Banhos
1-
Área do conhecimento:
Ciências Sociais
2-
Tema: Espaço vivido
3-
Público alvo:
Alunos(as) do 3º e 4º ciclos
4-
Conteúdos:
1- Identificação do Espaço de vivência:
.. Espaço natural e transformado;
.. Elementos que compõe esse espaço;
.. As relações que se estabelecem nesse espaço;
.. O Espaço imaginário
5-
Objetivos:
5.1-
Objetivo Geral
- Contextualizar
o espaço vivido dos alunos(as) a partir de um conceito próprio de vivência de
cada um, considerando as relações sociais existentes.
5.2-
Objetivos Específicos:
-
Discutir
e elaborar um conceito de Espaço
- Identificar os diversos espaços de vivência de cada
aluno(a).
- Classificar os elementos naturais e humanizados.
- Identificar as relações sociais que ocorrem nesses
espaços e que configuram a sua organização.
- Construir um espaço imaginário.
6-
Tempo estimado:
4 aulas
7-
Material didático necessário:
.. Texto: “Espaço vivido”
.. Recortes de jornais e revistas
.. Computador com acesso à internet
.. Folha de papel A4
.. Lápis, borracha e lápis de cor
8-
Desenvolvimento:
1ª
etapa:
Leitura do texto “Espaço vivido”
Nossa casa, nosso
bairro e o município onde vivemos representam uma dimensão menor do espaço, ou
seja, dizem respeito ao nosso lugar, o espaço mais próximo de nós. Sem dúvida,
podemos falar do lugar que ocupamos em uma fila ou na sala de aula. Essa é a
noção mais comum de lugar, como uma posição qualquer no espaço. Mas, em
Geografia, lugar significa algo mais familiar para nós, com ruas, praças,
casas, prédios, árvores, morros, rios e outros elementos que conhecemos bem,
que estamos acostumados a ver diariamente.
O lugar é onde
vivemos o nosso cotidiano: é onde estudamos, trabalhamos, moramos e nos
divertimos. É também onde estabelecemos nossas relações com outras pessoas –
parentes, amigos, colegas de escola, de trabalho etc. É onde formamos nossos
laços afetivos, nossas lembranças e, assim, acabamos criando uma identidade,
uma ligação com a própria paisagem do lugar.
Portanto, na
Geografia, lugar, além de indicar localização, inclui a paisagem e as relações
humanas. Assim como cada pessoa vê a paisagem de maneira diferente, também vive
e sente um mesmo lugar de maneira diferente.
Fonte: soescola
2ª etapa:
- Discussão do texto
- Elaboração de um
conceito de Espaço pelos(as) alunos(as)
- Identificação dos
elementos que formam os espaços vividos de cada aluno(a)
3ª etapa:
- Observação de
recortes de jornais e revistas de vários tipos de espaços de vivência, como: a
rua, o rio, a escola ribeirinha e urbana, a igreja, a casa, o shopping, etc.
- Identificação nos
espaços vividos de cada um(a) aluno(a) os seus elementos naturais e
humanizados.
- Descrição das
relações sociais que ocorrem nesses espaços.
4ª etapa:
- Construção de um espaço imaginário numa
folha A4 usando os elementos naturais e humanizados também imaginários, a
partir do que foi discutido em sala de aula.
9- Avaliação
Serão analisados os
conceitos criados pelo(a)s aluno(a)s a partir do que foi discutido em sala de aula,
a identificação dos elementos formadores do espaço e a compreensão das relações
sociais que configuram o espaço de vivência e o imaginário desenhado na folha
de papel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário