terça-feira, 24 de abril de 2018

Seduc implanta projeto literário para atender alunos hospitalizados

A literatura amazônica é a inspiração para o projeto Traçando saberes em “Poemas de Miriti”. Idealizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) por meio de educadores da Classe Hospitalar do Espaço Acolher, a ação trabalha com didáticas pedagógicas para atender cerca de 600 alunos da rede estadual que recebem atendimento hospitalar ou domiciliar. O projeto vai desenvolver atividades a partir do livro “Poemas de Miriti”, doados pela Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa).

Voltado para alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), o projeto busca desenvolver o conhecimento dos alunos nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Ensino Religioso.

A primeira obra a ser utilizada será o livro “Poemas de Miriti”, de Edithe Pereira e Luiz Carlos França, doado através do projeto Livro Solidário, da Ioepa. Ao final do projeto, os resultados serão apresentados em uma Mostra Pedagógica, com roda de conversa com os autores do livro.

O projeto será realizado de abril a junho deste ano, onde a representatividade da palmeira e seus símbolos para as comunidades amazônicas serão as temáticas abordadas. Diante do estudo em sala de aula, os estudantes irão realizar atividades envolvendo o miriti, tais como a produção de murais, desenhos e cartazes com reflexão relacionada à temática abordada.

A ação é da Classe Hospitalar e Atendimento Domiciliar (CHAD), ligada à Coordenadoria de Educação Especial (COEES), da Seduc, que trabalha para que crianças hospitalizadas continuem o ano letivo mesmo que impossibilitadas de frequentar a escola. Atualmente, são atendidas 600 estudantes do Ensino Fundamental e Médio, em sete hospitais do Estado. A equipe técnica é formada por 32 professores itinerantes, psicólogos, assistentes sociais e fonoaudiólogos.


Ascom/Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário