quinta-feira, 22 de março de 2018

Conhecendo dados estatísticos de seus municípios de origem

Professora: Eunice Figueira
Alunas: Crislene e Talita
Recursos didáticos: caderno  e internet  

Descrição da atividade:

Primeiramente, educandas e professora dialogaram sobre algumas das características geográficas e populacionais das suas localidades de origem: no caso de Crislene, a área urbana do município de Xinguara (sudeste paraense) e no de Talita a zona rural do município de Pacajá (sudoeste paraense). Foram também identificadas algumas das atividades comuns ao cotidiano de ambas as alunas, como  o cultivo de hortaliças e a criação de animais para consumo familiar, e outras particulares a cada uma delas, como a rotina de estudo em escola regular por parte de Crislene e a dificuldade de acesso à educação formal por parte de Talita (em virtude de seus afazeres domésticos e laborais, além da distância do assentamento onde vive até a zona urbana de seu município).

Em seguida, as alunas foram orientadas pela professora a realizar uma pesquisa simples na internet com a busca pelos nomes de seus municípios, com o objetivo de obter informações a respeito da população (em número de habitantes), da área (em quilômetros quadrados) e da densidade populacional (em número de habitantes por quilômetro quadrado).

Como as educandas se encontram em etapas distintas de escolarização, as atividades foram conduzidas de modo a promover o conhecimento em sistema de numeração decimal (ordens e classes) para a aluna Talita e em proporcionalidade e regra de três para a aluna Crislene. Em seguida, ambas as educandas e a professora conversaram sobre algumas das características estatísticas de suas localidades de origem que possibilitam comparação sobre qual o município de maior superfície, o mais populoso, e o demograficamente mais denso. Assim, as alunas puderam concluir que, embora Pacajá seja maior e mais populoso em termos absolutos, Xinguara possui maior densidade populacional, ou seja, maior população relativa.
  




Alunas realizando a pesquisa e fazendo anotações de alguns dos dados encontrados



Informações sobre as quais educandas e professora realizaram reflexões 

Nenhum comentário:

Postar um comentário