segunda-feira, 5 de junho de 2017

 
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDEDIRETORIA DE POLITICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL A SAÚDE - DPAISCOMISSÃO ESTADUAL DE ERRADICAÇÃO DOS ACIDENTES DE MOTOR COM ESCALPELAMENTOCOORDENAÇÃO ESTADUAL DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL




Instituições e Entidades que compõem a Comissão Estadual de Erradicação dos Acidentes com Escalpelamento (CEEAE) em Embarcações no Estado do Pará e suas respectivas Competências e Atribuições

09-SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO (SEDUC):          
·               Promover a reflexão sobre o currículo escolar no intuito de incluir a temática preventiva sobre o escalpelamento como tema transversal, articulada a formação continuada de professores.
·          Estudos   sobre    a    problemática    do    escalpelamento,   pautado   na perspectiva preventiva, efetivados por meio da integração de diferentes setores abrangendo as Instituições de Ensino Superior, Secretarias Estaduais  e Municipais de Educação. Tal espaço de debate propiciará a médio e longo prazo a elaboração de políticas públicas destinadas ao atendimento das demandas sociais.
·          ões conjuntas das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, para proposições de ações preventivas evidenciadas no Projeto Político Pedagógico das escolas que atendam às necessidades de sua comunidade e das Secretarias Municipais de Educação.
·          Elaboração de cartilhas educativas, revistas e deos para serem distribuídos nas bibliotecas e salas de leituras dos municípios.
·          Promover o envolvimento de gestores de USES E URES da SEDUC

para divulgar essas medidas preventivas junto as Secretarias Municipais.

·          Promover    maior    envolvimento   da    SEDUC    nas   campanhas   da

Secretaria de Saúde Pública em prol da prevenção do escalpelamento no Pará.

·          Propor ao Conselho Estadual de Educação a elaboração de uma nota de orientação, resolução ou outros instrumentos de orientação para informar a rede de Ensino sobre a tetica do escalpelamento e a necessidade de inclusão no projeto político pedagógico de ações preventivas sobre o tema.
·          Regulamentar o atendimento escolar hospitalar por meio de portarias da SEDUC, para reconhecimento por parte das escolas de origem das alunas das ações desenvolvidas na classe hospitalar do Espaço Acolher.
·          Preparação das escolas e comunidade para o acolhimento e atenção às timas de escalpelamento.

·          Favorecer    o   envolvimento   das    Universidades   e    Faculdades   de educação e demais licenciaturas para a discussão da temática do escalpelamento em aulas, eventos científicos e grupos de pesquisas.
  

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