sexta-feira, 12 de março de 2021

Registro e contagem do tempo: os diversos parâmetros utilizados por grupos sociais de diferentes origens.

A partir de diálogo inicial sobre as formas usuais de mensuração de tempo nas relações sociais da educanda Railane (como o ciclo das marés e a incidência de raios solares) e das informações presentes no vídeo  "Tempo natural", do Instituto Noosfera, educadora e educanda construíram um calendário artesanal com folhas de papel sulfite e mini-pregadores, para realizar o registro a cada novo dia de aula.  








 

sexta-feira, 5 de março de 2021

Recursos renováveis e não-renováveis

Atividade realizada no dia 04/03. 

Aula a partir de diálogo inicial a respeito de fontes de energia e derivados reconhecidos pelas educandas, como alimentos para os seres humanos, luz solar para as plantas e óleo diesel (derivado do petróleo) para motores de barcos e lamparinas ou candeeiros.

Em seguida, educandas e educadora assistiram ao vídeo O que é a energia? - Tipos de energia para crianças - Energias renováveis e não renováveis e classificaram os diferentes recursos energéticos entre as duas opções, por recorte e colagem de imagens representativas em uma tabela. 

Por fim, as educandas brincaram de um jogo da memória contendo ícones de fontes de energia renovável e suas finalidades de uso em sociedade (residencial, industrial e serviços).










terça-feira, 2 de março de 2021

ÁRVORE DA ESPERANÇA

Na tarde desta terça-feira, as educandas realizaram atividades integradoras, sob a orientação das educadoras da classe hospitalar, a partir das palavras geradoras, sob a perspectiva freirena, Amorosidade e Esperança. 


















Brincadeiras para dias de chuva

Atividade realizada no dia 26/02: 

A partir de um diálogo inicial a respeito de brincadeiras para dias chuvosos, e com base no curta-metragem paraense "Quem vai levar Mariazinha para passear?", educandas e educadora confeccionaram bonecas e bonecos de papel a partir de dobraduras e de recortes que geraram diferentes figuras geométricas e eixos de simetria nos desenhos criados. 

A seguir, as educandas Railane, que se encontra em estágio pré-silábico, e Juliana, já alfabetizada, registraram


os números pares dos bonecos e bonecas resultantes das dobraduras, nomeando-os e atribuindo-lhes características humanas.