Congresso em Medellín recebe
projeto paraense sobre escalpelamento.
Com
objetivo de auxiliar no letramento e alfabetização de crianças vítimas de
escalpelamento atendidas pela classe hospitalar do Espaço Acolher, da Fundação
Santa Casa de Misericórdia do Pará, a Secretaria de Estado de Educação
(Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) e a Imprensa
Oficial do Estado do Pará (Ioepa), publicou o “Caderno Pedagógico”, que
será apresentado no IV Congresso Nacional e Internacional de Pedagogia
Hospitalar da Colômbia 2019, que acontece amanhã (12) e terça (13 ), em Medellín,
na Colômbia.
A professora do Espaço Acolher, Gilda Saldanha, explica que o caderno considera a realidade dos pacientes e as experiências vividas nas comunidades ribeirinhas. “O caderno pedagógico foi criado junto com as crianças, o conteúdo partiu delas, foi dirigido por elas. Assim, podemos mostrar parte da realidade delas, isso facilita muito o processo de alfabetização e aprendizagem, pois retrata os costumes delas”, explica.
O Congresso objetiva expor experiências pedagógicas da área hospitalar, apresentando propostas de pesquisas, atividades e estímulos de boas práticas hospitalares. Entre os assuntos discutidos no evento então: o avanço de políticas públicas, ações em prol dos direitos à educação de crianças e jovens que vivem condições adversas de saúde, além de meios para maior visibilidade do tema. Apenas dois Estados brasileiros foram selecionados para apresentar seus projetos, São Paulo e o Pará, com o tema: Escolarização para alunas vítimas de escalpelamento na Amazônia-Pará/Brasil.
“Para essas crianças que estão longe de casa e da escola, é importante que esse tipo de projeto seja prestigiado, pois dessa forma se garante a saúde de forma integralizada”, afirma a Coordenadora do Espaço Acolher, Maria Luiza Matos. Os Cadernos Pedagógicos foram impressos e entregues pela Imprensa Oficial, para as professoras e alunas no último dia 7, na Sede do Espaço Acolher, na Santa Casa de Misericórdia, em Belém.
A professora do Espaço Acolher, Gilda Saldanha, explica que o caderno considera a realidade dos pacientes e as experiências vividas nas comunidades ribeirinhas. “O caderno pedagógico foi criado junto com as crianças, o conteúdo partiu delas, foi dirigido por elas. Assim, podemos mostrar parte da realidade delas, isso facilita muito o processo de alfabetização e aprendizagem, pois retrata os costumes delas”, explica.
O Congresso objetiva expor experiências pedagógicas da área hospitalar, apresentando propostas de pesquisas, atividades e estímulos de boas práticas hospitalares. Entre os assuntos discutidos no evento então: o avanço de políticas públicas, ações em prol dos direitos à educação de crianças e jovens que vivem condições adversas de saúde, além de meios para maior visibilidade do tema. Apenas dois Estados brasileiros foram selecionados para apresentar seus projetos, São Paulo e o Pará, com o tema: Escolarização para alunas vítimas de escalpelamento na Amazônia-Pará/Brasil.
“Para essas crianças que estão longe de casa e da escola, é importante que esse tipo de projeto seja prestigiado, pois dessa forma se garante a saúde de forma integralizada”, afirma a Coordenadora do Espaço Acolher, Maria Luiza Matos. Os Cadernos Pedagógicos foram impressos e entregues pela Imprensa Oficial, para as professoras e alunas no último dia 7, na Sede do Espaço Acolher, na Santa Casa de Misericórdia, em Belém.
GALERIA DE FOTOS DO CONGRESSO DE MEDELLÍN
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