domingo, 2 de dezembro de 2018

Ação em parceria com a Marinha do Brasil

No último dia (29), a Classe Hospitalar do Espaço Acolher/Seduc-PA e a Marinha do Brasil desenvolveram em parceria uma ação de “Segurança e Prevenção em Acidentes de Motor com Escalpelamento”, na Escola Municipal Prefeito Lourival Cunha, no furo do Nazário, em Barcarena. Esteve presente, juntamente com as suas equipes, o  Capitão de Mar e Guerra José Alexandre Santiago da Silva, Capitão dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), a Tenente Vanessa Rafael, as Professoras Gilda Saldanha, Denise Mota, Rita Reis e Eunice Cajango.

As professoras da Classe Hospitalar do Espaço Acolher participaram da ação conversando com alunos e professores sobre a importância da escolarização e inclusão desses alunos após esses acidentes, além de distribuírem kits pedagógicos  aos educadores da escola, contendo o Caderno Pedagógico Amazônico produzido pelas professoras Denise, Gilda e Rita, além da professora Micheline Banhos, e impresso pela Imprensa Oficial do Estado.

O Espaço Acolher é uma casa de apoio mantida pelo governo do Estado, sob a responsabilidade da Santa Casa. No local, pacientes vítimas de escalpelamento podem se hospedar durante o período de longo tratamento no hospital, que é a referência no Pará para esse tipo de atendimento. Os professores da rede estadual lotados na classe hospitalar são responsáveis por ministrar as aulas necessárias à conclusão dos níveis fundamental e médio pelos alunos - a maior parte vítimas de escalpelamento.

A equipe de professores atua também alfabetizando crianças, jovens e adultos, e atende tanto os pacientes como os acompanhantes interessados em dar continuidade a seu processo de escolarização. Além da sala de aula, o Espaço Acolher conta com uma brinquedoteca, e as atividades desenvolvidas em ambos os espaços contam com o apoio de bolsistas e pós-graduandos da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e da Universidade Federal do Pará (UFPA). As vítimas de escalpelamento recebem ainda, no Espaço Acolher, atendimento de profissionais de psicologia e serviço social, além de participarem de diversos cursos.




Professoras distribuindo o kit a alunos da Escola Municipal Prefeito Lourival Cunha 

Professora Ma Gilda Saldanha realizando a palestra sobre a escolarização de vítimas de escalpelamento

Professoras da classe hospitalar com professora e diretor da escola 

Nenhum comentário:

Postar um comentário