segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Espaço Acolher faz ação social e educativa em Abaetetuba

A escola ribeirinha São João Batista, no município de Abaetetuba, acaba de receber uma ação social e educativa dos profissionais do Governo do Estado que atuam na prevenção e atendimento a vítimas de escalpelamentos.

          Os estudantes receberam, no dia 5 deste mês, a visita de professores e técnicos do Programa Classe Hospitalar da Coordenadoria de Educação Especial (Coees), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que atuam no Espaço Acolher. Dirigentes e técnicos da Comissão Estadual de Erradicação do Escalpelamento no Pará, coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), compareceram à escola.

           Administrado pela Fundação da Santa Casa de Misericórdia do Pará, o Espaço Acolher atende meninas e mulheres vítimas de escalpelamento, tipo de acidente que passageiras de barco perdem o couro cabeludo e apresentam ferimentos quando os cabelos se enrolam no motor descoberto na embarcação.

           No Espaço Acolher, as cidadãs são assistidas pelos técnicos da Seduc para continuarem seus estudos durante o tratamento médico. Em média, são atendidas 40 pessoas, entre novos e antigos casos de acidentes nos rios do Estado.


Parceria reforça o enfrentamento contra acidentes

           A ação na escola funcionou como uma extensão das ações desenvolvidas no Espaço Acolher. Os educadores e técnicos fizeram o caminho inverso: ao invés de receber as crianças na unidade de atendimento médico, foram ao encontro dos meninos e meninas para orientá-los previamente contra o escalpelamento.

           Os estudantes ganharam brinquedos (arrecadados pelos técnicos envolvidos na ação) e participaram de oficinas pedagógicas; atividade educativa de higiene bucal e contação de história. A comunidade recebeu orientações sobre ações preventivas a enfermidades, em especial doenças sexualmente transmissíveis.

            A programação contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil, Ministério Público, Fundação Santa Casa, Fundação Pro Paz, Prefeitura e Secretaria Municipal de Abaetetuba.


Professora da UERJ enaltece empenho de alunos e técnicos

             Como convidada dos professores e técnicos do Governo do Estado, a professora Eneida Simões, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) participou da programação.


“A gente vê que nos rincões do Brasil se tem escolas de qualidade, com profissionais comprometidos e alunos, assim, completamente apaixonados pela questão do aprender. A ação dos técnicos de ir até os estudantes é relevante. Foi maravilhosa a experiência”, afirmou a professora Eneida Simões. No dia 6, quando ela participou, em Belém, do I Encontro Estadual do Programa Classe Hospitalar e Atendimento Domiciliar.


Por Eduardo Rocha, Ascom Seduc
Fotos: Divulgação


                   Espaço Acolher faz ação social e educativa em Abaetetuba



                   Espaço Acolher faz ação social e educativa em Abaetetuba

                 
                    Espaço Acolher faz ação social e educativa em Abaetetuba



                              Espaço Acolher faz ação social e educativa em Abaetetuba
                             
                           





                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário