Núcleo de Educação Popular Paulo Freire-NEP
Data: 23\03\16
Tema: Sistemas de transporte
Objetivos:
- Relacionar o sistema de transporte urbano com as formas de locomoção adotadas pelos municípios ribeirinhos amazônicos;
- Estabelecer conexões entre os problemas encontrados nos ônibus e nas embarcações, com os desafios cotidianos enfrentados pelas educandas, seja ou no interior, no capital;
- Compartilhas as experiências diárias, enfrentadas pelas educandas ao transitarem pelas ruas de Belém
Conteúdo:
Contrastes
entre o campo e a cidade.
Desenvolvimento:
1ª Etapa:
As educandas deverão dividir, ao meio, uma
folha de papel A4 desenhando, de uma lado, um mapa que ilustre a distância de
seus municípios até Belém e do outro, traçar a longitude entre o Espaço Acolher
e o hospital. Posteriormente, haverá a reflexão coletiva dos mapas.
2ª
Etapa:
Será realizado os processos de codificação
e descodificação das seguintes imagens:
Palavra geradora: LAGO
Palavra Geradora: REDE
Fonte:www.portaldaamazonia.com.br 1
Palavra geradora: LAGO
O que encontramos em um navio?
Fonte: www.pedrohauck.net 1
Palavra Geradora: REDE
Palavras Geradoras:MALA E SACOLA
Palavra Geradora: COMIDA
Palavra Geradora: PARADA
Palavra Geradora: BALA
Palavra Geradora: ROTA
3ª Etapa:
CONSTRUÇÃO DO TEXTO COLETIVO
A viagem, do interior para
Belém, é longa. No barco, não podemos dormir muito, porque podem roubar as
nossas coisas. Por isso, temos que colocar a nossa mala embaixo da rede. A
comida no barco é pouca, mas é boa. Servem lanche, ou uma refeição.
Quando chegamos à cidade, nos
assustamos com o trânsito e com os assaltos. Quando pegamos o ônibus, temos
medo do assalto. A parada de ônibus não protege a gente. Ficamos, assim, muito
irritados com o trânsito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário