segunda-feira, 26 de novembro de 2018



 Alfabetização e letramento utilizando caderno pedagógico










 Planejamento Espaço Acolher
Tema: sua história de vida nos ensina
Objetivos:
·         Compreender a autobiografia como um poderoso instrumento pedagógico de resistência e conscientização;
·         Refletir sobre o curso da história da Amazônia não linear, mas composto por uma cadência de acontecimentos que são mesclados ao próprio cotidiano das educandas ao qual as mesmas são protagonistas;
·         Dialogar sobre a história em uma perspectiva não fatalista, como possibilidade de crítica, reparação e reinvenção;
Etapas:
Dinâmica do balão:
Ao som da música “Maria, Maria,” as educandas compartilham em sistema de rodízio um objeto- de preferência um balão- e em quem a música parar, deve aguardar do lado de fora da sala. As duas últimas participantes, devem elaborar uma história que deve ser compartilhada às demais. A ideia é refletir sobre a memória oral e a sua importância pedagógica na perspectiva de que a mesma abarca distintos pontos de vista e múltiplas formas de serem contadas.
Mural do tempo
Cada educanda deve relatar a sua história de vida e, posteriormente, convidar o grupo a identificar os pontos convergentes e divergentes em cada narrativa.
As letras traduzem as minhas cicatrizes
Elaboração de um mural composto por palavras geradoras correspondente a cada período histórico descrito pelo grupo.
Dinâmica de encerramento:
Ao som de “Maria, Maria” a ideia é que o grupo amasse papeis extravase, libere a energia e, mesmo após uma intensa corrente de manifestações e sensações percebam que o papel ainda está inteiro. 









                          Aprendendo a contar com a professora Denise Soares





Aluna Juliana - 2º ano