domingo, 29 de outubro de 2017

Publicação em Periódico

As professoras Gilda Saldanha, Denise Mota e Micheline Banhos da classe hospitalar do Espaço Acolher tiveram seu artigo "Trabalhando com projetos didáticos interdisciplinares na classe hospitalar do Espaço Acolher" aprovado e publicado na revista Inform@ação, do Centro de Formação de Professores (CEFOR) da SEDUC/PA.

O trabalho pode ser conferido na íntegra através do link:

Exposição “Beleza Resistente"

Exposição “Beleza Resistente”

Foi aberta à visitação no dia 28 de outubro a exposição “Beleza Resistente”, em Belém. O projeto traz  fotos assinadas pelo fotógrafo Bob Menezes e retratam a beleza e a resistência das mulheres amazônicas vítimas de acidente com motor de barcos, o escalpelamento. A entrada é gratuita.
Profissionais de diversas áreas se reuniram em uma rede colaborativa para realizar esta ação social às mulheres vítimas de escalpelamento. A produção contou com maquiagem de Larissa Folha e vestuário das lojas Retrô Chic e Belém Morena.
“Aos poucos elas foram ficando a vontade e até compartilharam as histórias das vidas delas com a nossa equipe. Esse material realçou a beleza e os sorrisos que muitas vezes ficam oprimidos e escondidos nelas”, contou Bob.
O projeto incluiu ainda um whorkshop de Design de sobrancelhas com a esteticista Alessandra Evaldi. “Durante o curso, elas puderam conhecer mais sobre esta área que cresce a cada ano e ajudar na autoestima delas ao mostrar as técnicas do design de sobrancelhas”explicou Alessandra.

Exposição “Beleza Resistente”, do Fotógrafo Bob Menezes sobre as vítimas de escalpelamento.  
A exposição segue até 3 de novembro e 9h às 12h e 14h às 17h, no Espaço Acolher, na avenida  Alcindo Cacela, nº 555, bairro Umarizal, Belém. 











domingo, 22 de outubro de 2017

Campanha de arrecadação de brinquedos


Já iniciamos a campanha de arrecadação de brinquedos para nossa ação pedagógica e social que acontecerá no dia 5/12 na Escola ribeirinha São Sebastião, na comunidade de Campopema (Abaetetuba/PA) que atende a 300 crianças. Teremos a presença da professora Eneida Simões da Fonseca, professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ , mestre em distúrbios emocionais (The Norwegian Institute for Special Education - Hosle/Noruega) e PhD em Desenvolvimento e Educação de crianças hospitalizadas (Institute of Education - University of London/Inglaterra).






O recebimento dos brinquedos está sendo realizado no Espaço  Acolher (casa de apoio às vítimas de escalpelamento, vinculada à Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará).
End: Av Alcindo Cacela 555 . 
A ação educativa e social será realizada no dia 5/12/17 com apoio da SESPA, SEDUC,Classe hospitalar e Comissão Estadual de Erradicação do Escalpelamento. Participe!

Oficina de bonecas Abayomi


No dia 18 de outubro foi realizada na Classe Hospitalar do Espaço Acolher a oficina de bonecas Abayomi, com o objetivo de combate ao racismo e apropriação de conteúdos sobre africanidade e cultura afro-brasileira. A promoção foi da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial _ SEDUC. 

















quinta-feira, 19 de outubro de 2017

sábado, 7 de outubro de 2017

Atividade do Projeto Leitura e Escrita

Professora: Rita Rosa
Área do conhecimento: linguagem
Alunas: Carliane e Luciana

Descrição da atividade:

A partir da letra da música "No meio do Pitiú", da cantora paraense Dona Onete, as educandas confeccionaram, sob orientação da professora, material para compor um mural com imagens e palavras características do universo amazônico descrito na música. A atividade faz parte de uma sequência didática do Projeto Leitura e Escrita.


No Meio do Pitiú



A garça namoradeira
Namora o malandro do urubu
Eles passam a tarde inteira
Causando o maior rebu

Na doca do Ver-o-Peso
No meio do Pitiú, no meio do Pitiú

Eu fui cantar carimbó
Lá no Ver-o-Peso
Urubu sobrevoando
Eu logo pude prever
Parece que vai chover
Parece que vai chover
Depois que a chuva passar
Vou cantar carimbó pra você

No meio do Pitiú, no meio do Pitiú... (Coro)

Urubu malandro
Foi passear lá no Marajó
Comeu de tudo
Mas vivia numa tristeza só
Urubu lhe perguntou
"O que se passa, compadre? "
"Tô com saudade da minha branca
Do Ver-o-Peso, da sacanagem
Lá eu sou pop star
No meio da malandragem
Fico bem na foto
Na entrevista e na reportagem"

No meio do Pitiú, no meio do Pitiú... (Coro)

(Fala: "Alô, pessoal da pedra! Alô barqueiros
Todas as pessoas que trabalham com esse peixe
maravilhosos do meu Pará, que tem esse nome tão
bonito, dessa Pedra do Ver-o-Peso! Pitiú dos
nossos peixes, da água doce! ")











Arrecadação de brinquedos para comunidade ribeirinha de Abaetetuba/PA